O Vagabundo das mãos de Oiro
Esta farsa de Romeu Correia de 1962, foi uma das suas obras mais premiadas e mais marcantes no panorama teatral português.
A sua história além de simples é de alguma complexa compreensão, como tudo o que fazia, o que parece não é, e é de aparências que vive o homem.
A história retrata uma vida de feira, algures no alentejo, uma feira com barracas de tiros, licores, diversões para as crianças, aberrações para os adultos e bonecreiros para o mundo. São estes bonecreiros que iniciam a narrativa: Albino e Zé guia, enquanto que o primeiro, velho e bêbado, coze os bonecos/ marionetes, o segundo apresenta-os na sua barraca teatral.
Apesar de mendigos são dotados de uma riqueza interior fora do normal, só igualada na peça pela estrela da companhia Hortense.
É quando passa o prólogo da peça que os bonecos até agora de serradura ganham vida e transformam-se em bonecos de carne e osso.
As histórias que os bonecos apresentam são duas, mas estão ligadas entre si. A primeira é a família pobre de Albino: a filha, a mulher, o futuro padrasto de sua filha, a sogra, a alcoviteira; a segunda história reflecte a sua família burguesa e cruel, o cunhado bruto e nobre, a irmã bastarda, as primas, o primo, a sobrinha, e o seu sobrinho o único que o venera.
No fim, Hortense acaba por deixar sair serradura pelas suas artérias, Albino enlouquece, ou morre, ou ... venha descobrir.
5 Comments:
sou uma fã do vosso grupo e adorei a novidade, espero que decorra tudo pelo lado melhor.
quando estrear lá estarei. isso é certo.
um beijo a todos os actores e pessoal técnico.
3:39 da tarde
Saudações pelo trabalho desenvolvido e boa sorte para os próximos,desejo em
nome da ALAGAMARES-Associação Cultural.(www.alagamares.net)
2:38 da tarde
Benvidos ao Mundo dos Blogs, nunca são demais para dar a conhecer a nossa Terra.
Boa Sorte para o vosso trabalho.
Um Abraço
Cara D'Anjo
10:56 da tarde
parabens por mais este sucesso,
e com esta peça que se ve que voces sabem fazer varios generos de teatro
8:33 da manhã
parabens por mais este sucesso
8:41 da manhã
Enviar um comentário
<< Home